sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Aquele abraço e sabedoria no dia "D"!


"A Educação só muda a história quando consegue mobilizar TODA a sociedade."


" A competência de ler e escrever é parte integrante da vida das pessoas e está intimamente interligada à cultura letrada."


"LER É REGISTRAR O MUNDO PELA PALAVRA." (Paulo Freire)


" É preciso ter concentração, que a prova é muito extensa. E ler tudo com muita atenção." (Luísa, Jovem nota DEZ, ENEM 2007, Mineira)


SUCESSO!
BESITOS!


Professora: MARISTELA BRUNINI



COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO?



Segundo Ferreira, o Enem não quer que os estudantes façam textos muito formais, eruditos. "Buscamos uma redação clara, objetiva, com começo, meio e fim. O nosso objetivo é que o aluno não fuja do tema e faça um texto argumentativo. Outro detalhe importante é que queremos que o aluno proponha soluções para o problema apresentado",
"O candidato deverá escrever um texto coerente como se o examinador não soubesse qual foi o tema proposto. Além disso, outro aspecto muito importante é utilizar a norma culta da linguagem escrita e descartar a linguagem coloquial. Também é importante ficar atento à letra. Ela não precisa ser linda, mas não pode ser um garrancho que poderá dificultar a correção".(Professor Mário César Moraes)
A ESCOLHA DO TEMA
Segundo Ferreira, a prova está pronta e, portanto, o tema da redação escolhido. Sem falar muito sobre o assunto, ele deu algumas dicas que podem ser preciosas: "Os grandes assuntos do momento são as Olimpíadas, o meio ambiente, violência e terrorismo internacional", disse. No entanto, ele afirmou que o tema da redação deste ano não será relacionado às eleições.
Fonte de Pesquisa: http://www.orm.com.br/

Dúvida?

Redação do Enem deve ser escrita a caneta

Textos que são escritos a lápis são automaticamente anulados.Provas serão aplicadas no dia 31 de agosto, às 13h.

NENHUMA IDENTIFICAÇÃO

O coordenador do Enem disse ainda que a redação não precisa ter título, mas reforçou que ela não pode ser assinada e não pode ter nada que identifique o candidato de alguma maneira sob o risco de ser anulada também. "Se o aluno coloca o pingo do 'i' com um coração, por exemplo, é uma forma de identificá-lo. Ele também não pode fazer nenhum desenho, sinal ou rabisco que facilitem ao corretor saber quem é a pessoa", afirmou.
De acordo com Dorivan Ferreira, coordenador do Enem no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a redação não precisa ser perfeita para ser considerada boa. Mas uma falha é fatal: escrever a lápis. O texto obrigatoriamente deve ser escrito a caneta de tinta azul ou preta, caso contrário, a redação é anulada.

Uma década do Exame


O Enem é um patrimônio da sociedade brasileira e tem o seu valor reconhecido pela comunidade educacional. Como órgão responsável pelo desenvolvimento e coordenação do Exame, o Inep se empenhou desde o início em conquistar o apoio dos sistemas de ensino, das instituições de ensino superior e da comunidade de especialistas e educadores.Os pressupostos teórico-metodológicos do Enem, fundamentados na LDB e nas diretrizes e parâmetros curriculares nacionais, foram explicitados e divulgados junto à comunidade educacional. A proposta recebeu contribuições de especialistas em avaliação e currículo, pedagogos e profissionais do ensino com larga experiência em sala de aula.O desenvolvimento do Enem, nos últimos dez anos, acompanhou as profundas mudanças legais, organizacionais e curriculares que atingiram todas as etapas e modalidades de educação, da pré-escola à educação superior.Como instrumento educativo, o Enem precisa ser flexível para acompanhar as mudanças. Afinal, a educação é, por natureza, dinâmica e deve ser continuamente interrogada criticamente e reinventada como projeto coletivo e prática social.Ao completar dez anos, o Enem ocupa um lugar de destaque na agenda educacional brasileira pela sua contribuição para a reorganização e reforma do currículo do ensino médio, democratização do acesso ao ensino superior e, em última instância, melhoria da qualidade da educação básica.
Fonte de Pesquisa: http://www.enem.inep.gov.br/

O que é o ENEM?


Enem: Um exame diferente
O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.
O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.
Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.
O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.