sábado, 26 de julho de 2008

TODOS OS MUROS DO MUNDO


Muros...muros...muros!! Passei parte do dia cumprimentando muros de todos os tipos. Muros de 5 metros, muros gradeados, casas-muro, muros invisíveis, muros sociais. Pela manhã, conheci um parque cercado por grades e à tarde fiquei tentando convencer um porteiro de que a rua é pública. A verdade é que ele e todos os muros que cruzei me mostraram que, infelizmente, a rua não é mais pública". Somente amanhã, saberei se poderei conhecer duas dezenas de ruas que no mapa aparecem como públicas, mas na realidade estão dentro de um condomínio fechado a 7000 chaves. Quem decidirá será a administração do lugar. Fico triste com isso porque vejo que as cidades, criadas há 5000 anos, para nos proteger dos perigos da selva, hoje são mais perigosas do que ela. Estamos cada vez mais presos. Estamos a cada dia menos livres.



PRODUZINDO O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

A fim de colher informacoes para a producao de seu texto dissertativo-argumentativo, leia o painel de textos seguinte:

MUROS...



Algumas notícias, saídas na última semana nos órgãos de comunicação social, davam conta da construção de muros nas mais diversas partes do mundo. Na realidade, dois grandes e imponentes muros de betão armado estão a ser edificados: um, na fronteira entre os Estados Unidos e o México, para evitar a entrada de mexicanos em solo americano; o outro, na fronteira entre Israel e a Palestina, para diminuir a circulação entre os dois territórios.
Para lá destes muros de cimento, outros muros estão a ser construídos. O maior destes muros talvez seja aquele que se está a levantar entre a Europa e África e que passa por uma construção política, legislativa e policial que tentará impedir o acesso, a espaço europeu, de milhões de africanos que sonham com uma oportunidade de escapar à morte e à miséria. Outro muro se está a construir dentro das nossas sociedades, que olham com receio e desconfiança para aquele que chega, quer trabalhar e, dessa forma, construir uma vida nova, da mesma forma que os portugueses o fizeram, no passado, e ainda fazem, no presente, em tantos países no mundo. Nas cidades, diariamente se edificam muros, através da disseminação de empreendimentos urbanos com acesso reservado aos respectivos residentes. Nos campos, outros muros começam a proliferar: são as estradas rurais que são destruídas; são as cercas de arame que impedem a passagem em todo o lado; são as grades e os portões que proíbem o acesso; são mesmo os muros de betão que nem o olhar deixam passar.
Neste mundo em que já todos compreendemos que só a abertura, o diálogo, a partilha e o encontro com o outro nos levarão à paz, à compreensão e respeito mútuos, cada vez há mais muros. Muros físicos, muros económicos, muros sociais, muros culturais, muros religiosos e muros mentais. Muitos, e cada vez mais altos, muros!
Lembro-me, com saudade, do espírito comunitário alentejano, onde os muros que dividiam os quintais tinham uma altura que permitia o encontro entre as pessoas: pelos muros se ofereciam e recebiam as laranjas da horta, as chouriças acabadas de curar no lume de chão, os bolos brancos da Páscoa, as filhós no Carnaval ou as palavras de amizade e verdadeira vizinhança.
Os políticos, como construtores de civilização, deveriam deitar abaixo esses muros que dividem as pessoas e os países e aprender a construir os tais muros tradicionais alentejanos: os muros que compatibilizam o direito à privacidade com o dever da boa relação e o prazer da boa vizinhança.

* texto publicado no Diário do SUL de 12 de Outubro de 2006

quinta-feira, 24 de julho de 2008

QUESTOES EM RELACAO AO FILME GOOD BYE LENIN!

Como era a vida nos dois lados do Muro de Berlim? Que tal fazer um levantamento fotográfico do tema e organizar uma exposição? Oriente Pesquisar em livros de história, sites da internet, documentários, revistas e jornais. Crie enfoques que sirvam como orientadores da ação e da pesquisa (por exemplo: vida cotidiana, trabalho, esportes, cultura, política, economia,...).

O que ocasionou a Queda do Muro de Berlim? Quem foi Mikhail Gorbatchev? Ou o que significou a Perestroika? Ouviu falar em Glasnost? Será que a queda do Muro significou a derrota do Socialismo e a triunfante vitória do Capitalismo?

Preparando para o simulado do ENEM

Preparando para o simulado do ENEM - Aula De Apoio Curricular - Port.

Cinema na Educação

[ Adeus, Lênin! ]

Sinopse

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Enem testa habilidades e competências dos estudantes

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai avaliar as competências e habilidades dos alunos. Isso inclui tudo o que foi aprendido durante a educação básica, seja dentro ou fora da escola. As questões vão verificar basicamente cinco competências dos participantes - dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar problemas, argumentar e elaborar propostas de intervenção solidária da realidade.
Será testado o talento do estudante para resolver as questões. São 63 objetivas (múltipla escolha) e uma redação. As objetivas são estruturadas com base em situações-problema - o participante será convidado a interagir com fatos do cotidiano, a refletir sobre eles e a buscar soluções. Na prova de 2006, por exemplo, foi preciso calcular as chances de um time de futebol vencer uma competição, além de analisar a alimentação das famílias brasileiras. Temas como economia e meio ambiente também foram cobrados. Por isso, é importante que o estudante esteja sempre atualizado. Estar em contato com livros, revistas, jornais, televisão e internet pode ajudá-lo a elaborar a redação. O tema será atual e nacional. O estudante terá de escrever um texto argumentativo-dissertativo no qual expresse sua opinião.